quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Igreja X Estado"

        Na idade média não existia a figura do Estado como grande ordenador social, logo a igreja era a grande organizadora da comunidade, uma vez que a igreja era quem determinava o que é lícito e o que é moral. No momento atual temos algo diferente com relação ao lícito, pois em uma sociedade polìticamente organizada quem determina o lícito é o Estado, e quem determina o moral ainda é a igreja. Ora, se com relação a moral ainda não mudou continua sendo a igreja quem determina, por que ela também não continuou a pregar o que é lícito. Um teólogo chamado Lutero teve grande importância nessa queda de poder da igreja, foi Lutero que organizou e deu os primeiros rumos ao protestantismo europeu, que nada mais foi do que uma revolução para impor limites a igreja e difundir o conhecimento e a leitura do livro sagrado.  
        A chegada do século xx também um ponto importante para o fim do poder da igreja, como afirma Nietzsche[1] “Deus morreu com a chegada da modernidade” onde o homem passa a deixar de lado as concepções religiosas(metafísicas)[2] e começa a crer no que a ciência explica e afirma. Uma vez passado isso, a sociedade percebe que é necessário um poder fora da igreja e longe de concepções religiosas para organizar e proteger o povo, como isso surge à figura do Estado, marco importante no desenvolvimento da comunidade que passaria a ser organizada por um poder político, e é esse poder político que hoje determina o lícito, o Estado é uma grande pessoa jurídica que faz as leis, que cria funções publicas, enfim foi uma vitória para a comunidade internacional, é claro que o Estado tem suas falhas que são visíveis e que precisam ser corrigidas e com o tempo extinguidas essas falhas, mas em relação ao desenvolvimento social o Estado é o único que deve proporcionar a plena realização do homem em sociedade, sabemos que isso não acontece, mas é preciso acreditar em uma sociedade justa para o futuro.        
        Portanto moralmente a igreja ainda determina o que é certo ou errado, pois a tradição religiosa tem que ser mantida com limites assim como o poder do Estado também tem que ter limites, mas percebamos o quanto é importante o Estado para garantir a segurança, saúde, educação, pleno emprego e outros princípios assegurados pelas constituição.[3]

[1] Filósofo com grande influencia no século xx, de origem alemã.
[2] Ler o artigo metafísica.(http://www.mundodosfilosofos.com.br/metafisica.htm) [3] Art. 5, Direitos e Garantias Fundamentais, Constituição Federal de 1988.

Diego Humbelino Duarte, Escritor do blog.
E-mail: diego_duarte15@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário