quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Dignidade da Pessoa Humana"

       O princípio da dignidade da pessoa humana com um ser racional (humano), nasceu com os genocídios na época do Estado totalitário, onde a pessoa era um ente que pertencia ao poder Estatal. Logo estudou-se que aquelas condutas ilícitas de agressão,morte,estavam além de estar ferindo a integridade física do homem,estava também ferindo a sua moral.e esse princípio ficou mais forte com a instituição do tribunal de Nuremberg (Alemanha), que instituiu três espécies de crime;crimes contra a paz;crimes de guerra,crimes contra a humanidade(genocídio).

       No julgamento dos generais de Adolf Hitler por estes crimes, o fato predominante no qual essas condutas ilícitas não estavam escritas, pois tratava da chamada norma de origem, por essa norma de origem, não há como considerá-la válida, posto que validade exija imunização o que nos conduziria a postular outra norma que lhe fosse superior, o que não foi o caso. Dentro do discurso doutrinário a decisão encontra fundamento de vida (dignidade), um novo pensamento para o cenário mundial. A necessidade que o homem enfrenta para proteger sua dignidade é absolutamente um confronto diário, onde seus valores são postos em prova.

      Coloco ponto final afirmando que o homem é um ser dotado de extrema capacidade intelectual, que é um dever de cada cidadão respeitar a dignidade individual, logo prova melhor que o inicio da dignidade não tem que é o nascimento, automaticamente contrai dignidade, por se um ser humano, a dignidade é o espírito do homem desde seus primórdios.

Diego Humbelino Duarte
Idade: 20 anos
Curso: Direito, 5º períodos pelo Centro Universitário Luterano de Manaus.
E-mail: diego_duarte15@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário